Revista Magma 01 - 1994

Magma 1 - 1994

Esta revista nasceu sob os auspícios de Drummond, querendo fazer de um problema difícil uma orquídea, mas veio o destino e fez dela matéria vertente... Magma.

O objetivo de Magma é divulgar os trabalhos dos alunos de Pós-Graduação que, restritos ao circuito orientador-aluno, terminam confinados no fundo das gavetas ou nos arquivos de um computador. Assim, para dar lugar ao material informe que circula nos bastidores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, pensamos num projeto editorial traduzido nas seguintes seções: Evento, destinada à publicação de encontros, debates, depoimentos, entrevistas e discussões temáticas; Tradição, que congrega os ensaios apresentados nos cursos de Pós-Graduação oferecidos pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (DTLLC), mais artigos de procedência diversa; Tradução, seção que visa a aproveitar as pesquisas dos diversos Departamentos da Faculdade; Criação, voltada para a produção literária. Por último, uma seção de Informes sobre teses defendidas e outros acontecimentos.

Entre idas e vindas de reuniões, formamos a equipe responsável por esta primeira edição. Nós, alunos de Letras, acostumados a apreciar livros nos recantos da biblioteca, vimo-nos confrontados com a tarefa de editores. De fruidores e estudiosos passamos a enfrentar os meandros de um trabalho editorial: seleção de textos, transcrição de fitas, contatos via fax, revisões, formato, capa, contracapa, tipo de letra, papel e, sobretudo, muitas dúvidas. Ao entusiasmo inicial seguiram-se os problemas para pôr em prática este projeto. Entre o ideal e o possível, ficamos com o segundo, e aí está Magma, buscando aliar o rigor dos textos a um projeto gráfico que tornasse a leitura e manuseio da revista um ato prazeroso.

Nossa revista insere-se num projeto editorial mais amplo, elaborado pelos professores do DTLLC, que inclui ainda a Revista de Teoria Literária. Com Magma pretendemos contribuir com o crescente movimento editorial que vem se produzindo na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Marília Librandi Rocha

Encontro com o poeta Melo e Castro